Manuteneção, teste de vazão, limpeza e
outorga de poços em todo o norte de Minas.




O poço tubular profundo é composto por um conjunto de equipamentos que precisa ser mantido em perfeito estado para preservar a sua vazão regular, a qualidade da água e prolongar a sua vida útil. Pelo menor custo.

A manutenção preventiva, reduz a possibilidade de interrupções bruscas que podem comprometer a produtividade do poço, evitando altos custos com intervenções emergenciais de recuperação. Por isto a manutenção preventiva é recomendada principalmente para empresas, indústrias, condomínios e hospitais que não podem ficar longos períodos sem o uso do poço.



Manutenção preventiva

O monitoramento periódico dos equipamentos ajuda a prevenir diversos tipos de problemas.
Os principais pontos a serem verificados são:

Bomba Submersa – ocorrência de ruídos, vibrações e condições de fluxo;
Revestimentos – se há depósito de ferro nas paredes do poço e nos filtros de entrada da água;
Coluna de bombeamento – se as luvas e tubos da coluna estão bem rosqueados e sem sinais de corrosão;
Cabos elétricos da bomba – se estão inteiros, se as emendas estão perfeitas ou se há sinais de desgastes que favoreçam infiltrações de água;
Quadro de Comando Elétrico – tensão elétrica, amperagem, relés, chave contatora, fusíveis e disjuntores.

Quando é constatada qualquer irregularidade mas o poço continua funcionando mesmo sem as condições ideais, ainda é possível programar uma manutenção preventiva para o dia mais conveniente. Só é importante não deixar passar muito tempo para evitar a interrupção brusca que sempre causa maiores prejuízos.

clique na imagem para ampliar:
Processos de Poços




Limpeza do poço artesiano

A combinação de um tratamento químico, ações mecânicas e metodologia adequados é eficiente para a limpeza da maioria dos poços artesianos ou semi-artesianos.
A escolha de cada ação e a intensidade de aplicação são determinadas pelos seguintes fatores: a composição química da água, o tipo de poço, seu estado de conservação e a sua importância estratégica para o abastecimento local.

Há limpezas que podem ser feitas em um único dia e outras que duram entre 3 e 5 dias. Normalmente uma limpeza utiliza:

Tratamentos químicos – os produtos mais utilizados e que oferecem alto grau de segurança e eficiência são os agentes desincrustantes, como polifosfatos cristalinos, ácidos cítricos e ácidos orgânicos e os desinfetantes, como hipocloritos de cálcio ou sódio e dióxido de hidrogênio.

Ações Mecânicas – as principais ações são escovação das paredes do poço, jateamento e pistoneamento das seções filtrantes; turbilhonamento e bombeamento com ar comprimido.

Desinfecção Final – é uma das mais importantes operações de limpeza – é realizada no final do processo para desinfetar a água e todos os materiais instalados no poço. Consiste na aplicação de um agente desinfetante que, em curto período de tempo, restabelece o controle bacteriológico.

clique na imagem para ampliar:
Processos de Poços




Troca da bomba submersa

Mesmo um poço bem cuidado está sujeito a uma paralisação por conta de um acidente, principalmente com a bomba submersa, um dos equipamentos mais demandados de todo o conjunto, por isto mesmo o que mais corre riscos.
Os problemas mais comuns que uma bomba submersa pode apresentar são:

Queima do motor – por variações elétricas ou mecânicas;
Perda de rendimento do bombeador – por desgaste interno;
Travamento do conjunto – pela entrada de partículas sólidas como areia, por exemplo.

A Jet Água faz a troca, reforma e instalação de bombas submersas e equipamentos e trabalha somente com a assistência técnica autorizada pela fábrica de cada marca de bomba. Isto para preservar as garantias a que o cliente tem direito.

Prazo de troca – a troca de uma bomba submersa danificada é uma operação que pode ser realizada no mesmo dia, desde que haja disponível um equipamento reserva igual ou similar ao que foi retirado.
Prazo de reforma – quando o poço dispõe de uma única bomba submersa, é necessário retirá-la e providenciar sua reforma, o que leva entre 2 e 5 dias, dependendo do que tiver ocorrido.

Se a bomba danificada não puder ser reformada ou não compensar o conserto, pode ser adquirida uma bomba nova. A Jet Água representa os principais fabricantes de bombas submersas e equipamentos para poços artesianos.

clique na imagem para ampliar:
Processos de Poços




Assistência técnica e emergência

Sempre que ocorrer um problema com o poço e for necessário um diagnóstico rápido para orientar uma providência, chame a assistência técnica. Um técnico poderá verificar a ocorrência e identificar o problema. O técnico da Jet Água está apto a fazer pequenos reparos ou substituição de componentes danificados que estejam impedindo o funcionamento correto do poço. Este atendimento pode evitar uma operação mais complexa e onerosa, sem necessidade.

clique na imagem para ampliar:
Processos de Poços




Resgate de Bombas e Tubos (Pescaria) e Filmagem 360°

A realização de limpeza e manutenção preventiva prolonga a vida útil do poço semi-artesiano e conjunto de bombeamento (bomba submersa), mantêm a boa qualidade da água e garantem um melhor custo-benefício, pois evitam paradas inesperadas e manutenções corretivas que geralmente possuem um custo mais elevado.


clique na imagem para ampliar:
Manutencao de Poços



Perfilagem Ótica

A filmagem ou Perfilagem Óptica proporciona um diagnóstico preciso através de imagens capturadas com o auxilio de uma microcâmara capaz de gerar imagens com visão lateral e de fundo com giro de 360°, facilitando a identificação dos problemas que podem ocorrer em um poço e o resgate de bombas e tubulações (pescaria).

clique na imagem para ampliar:
Manutencao de Poços

Solicite um Orçamento:

Olá! Clique em um dos nossos representantes abaixo para ter atendimento online.

Atendimento Online pelo WhatsApp